Atualmente, recuperar um sorriso perdido é mais simples do que muitas pessoas imaginam. A prótese protocolo sobre implante, por exemplo, é uma das grandes opções para quem perdeu todos os seus dentes e deseja ter uma prótese fixa na arcada dentária, garantindo um belo sorriso todos os dias – e, claro, uma autoestima muito mais elevada.
De acordo com o cirurgião dentista Claudio Medeiros, da Clínica Odontológica Debret, no Rio de Janeiro, a prótese protocolo sobre implante é uma das inúmeras soluções em implantes dentários que existem atualmente e ganha destaque por proporcionar a seus usuários uma função mastigatória perfeita, tornando-se tão natural quanto uma arcada dentária original.
“Para que assuma tal naturalidade em seus usuários, esta prótese é parafusada e fixa, de modo camuflado, sobre um determinado número de implantes (mínimo de quatro na arcada inferior e seis na arcada superior). A prótese protocolo sobre implante conta com uma estrutura interna em titânio ou zircônio e é coberta por dentes de cerâmica” explica o especialista explicando que, além disso, a prótese ainda pode possuir detalhes em cerâmica rosa claro ou escuro, que simulam a gengiva ao redor dos dentes. Tudo para se assemelhar ao máximo com uma arcada dentária natural”.
Principais benefícios da prótese protocolo
Quem utiliza próteses removíveis, como a famosa “dentadura”, compreende o quão complicado pode ser a realização de pequenas ações, como falar ou sorrir. As complicações e restrições são inúmeras, ultrapassando as físicas (como a mastigação) e atingindo o convívio social.
Conforme foi citado anteriormente, a prótese protocolo sobre implante é parafusada em implantes previamente instalados, naqueles pacientes que perderam toda sua arcada dentária. Alguns destes podem apresentar reabsorção óssea – algo comum entre pessoas que perderam os dentes – e, se for o caso, se faz necessária a utilização de diferentes métodos, como o enxerto ósseo ou implantes zigomáticos, antes da implantação.
Então, após o processo de colocação dos implantes na boca do paciente, a instalação da prótese é iniciada. Assim como, se for necessária, a aplicação da gengiva artificial.
Para colocação da prótese protocolo por implante costuma ser necessário três etapas: a cirúrgica, a reabertura e confecção da prótese.
Na fase cirúrgica, ocorre a colocação dos implantes. Ainda de acordo com Claudio Medeiros, a anestesia costuma ser local e o uso de outras medicações prévias fica a critério do profissional dentista responsável pelo procedimento e o pós-operatório, praticamente em todos os casos, é excelente e não resulta em complicações.
“A fase de reabertura costuma ocorrer de três a cinco meses após a fase cirúrgica. Isso porque é necessária uma boa cicatrização óssea ao redor dos implantes. Após a cicatrização, elementos protéticos são confeccionados. As próteses costumam levar de quatro a seis sessões para a execução e, geralmente, não envolvem complicações” finaliza o especialista.
Serviço:
Clínica Odontológica Debret – Reabilitação e Estética
Endereço: Rua Debret, 23 – Grupo 503 – Centro – Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 2512-2625 / (21) 98662-1436
Instagram: @clinicadebret
www.clinicadebret.com.br
Comentários
Postar um comentário